Xavier Placer

Xavier Placer busca a forma para compor o poema. Em verso? em prosa? Pouco importa. O que importa é a rosa viva que ele traz dessa viagem.
Francisco Pereira da Silva
Seu estilo é claro, limpo, ágil. Ritmo e harmonia se entrosam. Valoriza as palavras e retira delas o maior efeito. Não constrói a frase a sopapo, nem a faz curva e sinuosa, com o recurso fácil da adjetivação. Antes, afeiçoa-a com austeridade ao torneado do pensamento ou à delicadeza da sensibilidade.
Wilson Castelo Branco
Lido no romance, na crônica estilizada e na estória curta, me ficou a certeza de que, no poema em prosa, é também um poeta de primeira plana
Jorge Cooper
Eu vi as sucessivas fases da elaboração de Sondagem, na feliz convivência do poeta! Retirados os andaimes, desfeitas as escoras, ei-la cumprida (... comme un rêve de pierre) a beleza ascética da poesia de Placer.
Ronaldo Menegaz
De singular linhagem espiritual, no seu estilo - tecido de vivências ontológicas - a palavra se reduz ao exato valor: a expressão pura.
Arnaldo José de Castro
Estou encantado com os poemas de Notícias da Viagem. São dos textos mais refinados que v. já compôs, e o que há de melhor no gênero em nossa literatura, pelo que sei. Basta ver as novidades formais e estilísticas que v. apresenta.
Carlos Drummond de Andrade
ORELHAS
Pag
35/35
