Xavier Placer

Sobre Minipoemas
Xavier Placer, em sequência à publicação de quatro plaquetas de poema em prosa, elabora aqui a poesia de estruturas - curto sistema de linguagem revitalizadora de símbolos, imagens e objetos.
No plano da poesia-síntese, compõe o livro em três unidades - motivos da cidade, jogos linguísticos e temas de meditação (sageza) - poetar menos indicador da emoção e mais criativo da inteligência, na função cognoscível e estética.
Vigora neles o processo das justaposições sígnicas, num expressivo contexto gestáltico da palavra, No seu todo, nas suas partes, - o Signo em pé, como o queria Barthes.
Hugo Tavares
Sobre Sondagem
Os textos de Sondagem confirmam novamente o alto grau de seu artesanato poético, em que a modulação das imagens, concentradas, verticais, une-se ao domínio do ritmo interior, tão importante no poema em prosa.
AS dificuldades do gênero em seu equilíbrio difícil, fruto da contenção e do imaginário sutil, são superadas em soluções de harmonioso teor poético.
ESTA sondagem-meditação sobre o Ser manifesta penetrante intuição da realidade configurada em um módulo de textura sentimental e tensão emocional. Felizmente os poetas sobrevivem nesta República
Sonia Brayner
ORELHAS
Pag
40/40
